ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
A partir de seus estudos, analise o texto a seguir.
Bala perdida
Gabriel o Pensador
Bom dia, mulher
Me beija, me abraça, me passa o café
E me deseja "Boa sorte"
Que seja o que Deus quiser
Porque eu tô indo pro trabalho com medo da morte
Nessas horas eu queria ter um carro-forte
Pra poder sair de casa de cabeça erguida
E não ser encontrado por uma bala perdida
Querida, eu sei que você me ama
Mas agora não reclama, eu tenho que ir
Não se esqueça de botar as crianças debaixo da cama na hora de dormir
Fica longe da janela e não abre essa porta, não importa o motivo
Por favor, meu amor, eu não quero encontrar você morta [...]
(Fonte: PENSADOR, Gabriel o. Bala perdida. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2018.)
Em relação às expressões “eu” e “você”, pode-se afirmar:
1.O pronome “eu” indica uma pessoa do discurso que participa do ato de fala; é quem fala no discurso.
2.O pronome “você” indica uma pessoa do discurso que participa do ato de fala; é a pessoa para quem se fala, no discurso.
3.O pronome “eu” indica uma pessoa do discurso que participa do ato de fala; é a pessoa para quem se fala no discurso.
4.O pronome “você” indica uma pessoa do discurso que participa do ato de fala; é quem fala no discurso.
5. Os pronomes “eu” e “você” não participam do ato de fala, pois são pessoas de quem se fala no discurso.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3
1, 2, 3 e 4
1, 2, 3 e 5
1 e 2
1, 2, 3, 4 e 5
Segundo Ducrot, uma classe argumentativa é constituída de um conjunto de enunciados que podem igualmente servir de argumento para uma mesma conclusão ou posição (P). De outra forma, uma escala argumentativa ocorre quando dois ou mais enunciados apresentam gradação de força crescente no sentido dessa conclusão ou posição (P).
Agora, leia atentamente, o parágrafo a seguir:
“No evento da escola houve uma diversidade de danças culturais. Houve a dança do ventre do Egito e o tango da Argentina. Além disso, a bharathanatyam da Índia e, também, a tarantella da Itália”.
Em relação ao parágrafo, pode-se afirmar que houve:
Classe e escala argumentativas nulas.
Classe e escala argumentativas.
Escala argumentativa.
Ausência de sentidos argumentativos.
Classe argumentativa.
Leia o texto a seguir:
Planeta água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas [...]
Fonte: LETRAS.MUS. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2015.
Você estudou que a sequenciação parafrástica é realizada com elementos de recorrência responsáveis por fazer o texto progredir. Considerando esse estudo, analise o emprego das expressões “Água que nasce”, “Água que faz”, “Águas que banham” e “Águas que caem” no texto “Planeta água”, de Guilherme Arantes. Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir colocando F para as falsas e V para as verdadeiras.
I- ( ) Essas expressões constituem uma recorrência de estruturas (ou paralelismo sintático), pois têm a mesma ordem sintática.
II- ( ) Essas expressões atuam como elementos de recorrência pois são responsáveis em fazer o texto progredir, uma vez que retomam o conceito água e explicitam suas diferentes atuações, acrescentando aspectos que somam a sua importância.
III- ( ) Essas expressões se constituem como elementos de redundância, uma vez que contribuem para repetir a mesma informação no texto.
IV- ( ) A progressão textual, nesse texto, em grande parte, é possibilitada pelo uso dessas expressões, uma vez que elas apresentam novas informações no texto, em relação aos papéis desempenhados pela(s) água(s) no mundo.
A sequência correta está contida na alternativa:
F, V, V, V
F, F, F, F
V, V, F, V
V, V, V, V
V, V, V, F
Os índices de polifonia são as vozes que se encontram no texto além da do autor ou do narrador. Existem várias formas linguísticas que funcionam como índice de polifonia como alguns operadores argumentativos (como ao contrário e pelo contrário); marcadores de pressuposição como continua; o futuro do pretérito como metáfora temporal; o uso de aspas; o discurso indireto livre e a ironia.
Com base nesse estudo, analise, atentamente, o fragmento, a seguir, extraído do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O soldado magrinho, enfezadinho, tremia. E Fabiano tinha vontade de levantar o facão de novo. Tinha vontade, mas os músculos afrouxavam. Realmente não quisera matar um cristão: procedera como quando, a montar bravo, evitava galhos e espinhos. Ignorava os movimentos que fazia na sela. Alguma coisa o empurrava para a direita ou para a esquerda. Era essa coisa que ia partindo a cabeça do amarelo. Se ele tivesse demorado um minuto, Fabiano seria um cabra valente não demorara. A certeza do perigo surgira – e ele estava indeciso, de olho arregalado, respirando com dificuldade, um espanto verdadeiro no rosto barbudo coberto de suor, o cabo do facão mal seguro entre os dois dedos úmidos.
Tinha medo e repetia que estava em perigo, mas isso lhe pareceu tão absurdo que se pôs a rir. Medo daquilo? Nunca vira uma pessoa tremer assim. Cachorro. Ele não era dunga na cidade? Não pisava os pés dos matutos, na feira? Não bota a gente na cadeia? Sem vergonha, mofino. (RAMOS, 1971, p.144-45).
(Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 1971).
Pode-se afirmar que no trecho sublinhado há os seguintes índices de polifonia:
Uso de aspas e citação direta.
Ironia e citação direta.
Discurso indireto livre e ironia.
Verbo no futuro do pretérito e citação direta.
Marcador de pressuposição “continua” e discurso indireto livre.
Considerando os estudos acerca do mundo narrado e do mundo comentado, leia o texto a seguir:
Os 30 graus de temperatura, multiplicados por uma umidade de 80%, não impediram que uma multidão assistisse à primeira missa do Papa Francisco no Equador, onde chegou na tarde de domingo e foi recebido pelo presidente Rafael Correa. “A família é o hospital mais próximo”, disse Bergoglio, “a primeira escola das crianças, o grupo de referência imprescindível para os jovens, o melhor asilo para os idosos”.
Então, o Papa alertou, em um trecho muito significativo no Equador, que “a família constitui a grande riqueza social que outras instituições não podem substituir”. Ninguém deixa de perceber que a visita do Papa, transformado em referência mundial, não só no aspecto religioso, reúne também um grande conteúdo político. Tanto o presidente da República do Equador como uma massa social cada vez mais inquieta por suas reformas esperam que [o Papa] Bergoglio defenda os seus interesses.
EL PAÍS. Papa Francisco defende justiça social diante de grande multidão no Equador. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2015.
Agora, analise as seguintes afirmativas:
I) No texto, é possível perceber que o autor narra como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa, inclusive mostrando as falas do Papa na ocasião (mundo narrado). Em seguida, o autor comenta sobre essa visita do Papa a esse país (mundo comentado).
II) Não há que se falar em diferença da relação de tensão e compromisso estabelecida pelo locutor no mundo narrado e no mundo comentado, uma vez que o único objetivo do autor é narrar os fatos, mostrando como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa.
III) No mundo narrado, a atitude do locutor é menos tensa, pois ele simplesmente relata os fatos sem ter que se comprometer em relação com o que é dito. Nesse relato, o autor apenas narra como foi a visita do Papa ao Equador, ou seja, não expõe sua opinião.
IV) No mundo comentado, o autor compromete-se mostrando o que pensa sobre a situação: a visita além de ser de conteúdo religioso, é de conteúdo político, pois o presidente do Equador e seus apoiadores esperam que o Papa os defenda. Assim, o comentário é mais tenso, pois o autor assume uma posição em relação ao que foi narrado.
São corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I e II, apenas
I e IV, apenas
I, II, III, IV
I, II e IV
I, III e IV
Leia o texto a seguir:
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas e é constituída por vários elementos. Os divisores de água são cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia. Os fundos de vale são áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações. As sub-bacias caracterizam-se por serem bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal. As nascentes são o local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água. As áreas de descarga são lugares onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão. A recarga é o local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e, finalmente, os perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos são características da água subterrânea no espaço litológico.
(Fonte: Adaptado de InfoEscola, Bacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2015.)
Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, p.86).
Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “bacia hidrográfica”, “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos” no texto apresentado e avalie as afirmativas a seguir.
Assinale a única afirmativa CORRETA:
Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.
As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.
As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.
A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.
Analise o trecho a seguir:
O corpo humano é nosso maior patrimônio. A cabeça é constituída pelo crânio e pela face; contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. O tronco caracteriza-se como sendo a parte mais volumosa do corpo. Os membros dividem-se em superiores - ombros, braços, antebraços e mãos; e inferiores - quadril, coxas, pernas e pés.
A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Me beija, me abraça, me passa o café
E me deseja "Boa sorte"
Que seja o que Deus quiser
Porque eu tô indo pro trabalho com medo da morte
Nessas horas eu queria ter um carro-forte
Pra poder sair de casa de cabeça erguida
E não ser encontrado por uma bala perdida
Querida, eu sei que você me ama
Mas agora não reclama, eu tenho que ir
Não se esqueça de botar as crianças debaixo da cama na hora de dormir
Fica longe da janela e não abre essa porta, não importa o motivo
Por favor, meu amor, eu não quero encontrar você morta [...]
1, 2 e 3
1, 2, 3 e 4
1, 2, 3 e 5
1 e 2
1, 2, 3, 4 e 5
Segundo Ducrot, uma classe argumentativa é constituída de um conjunto de enunciados que podem igualmente servir de argumento para uma mesma conclusão ou posição (P). De outra forma, uma escala argumentativa ocorre quando dois ou mais enunciados apresentam gradação de força crescente no sentido dessa conclusão ou posição (P).
Agora, leia atentamente, o parágrafo a seguir:
“No evento da escola houve uma diversidade de danças culturais. Houve a dança do ventre do Egito e o tango da Argentina. Além disso, a bharathanatyam da Índia e, também, a tarantella da Itália”.
Em relação ao parágrafo, pode-se afirmar que houve:
Classe e escala argumentativas nulas.
Classe e escala argumentativas.
Escala argumentativa.
Ausência de sentidos argumentativos.
Classe argumentativa.
Leia o texto a seguir:
Planeta água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas [...]
Fonte: LETRAS.MUS. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2015.
Você estudou que a sequenciação parafrástica é realizada com elementos de recorrência responsáveis por fazer o texto progredir. Considerando esse estudo, analise o emprego das expressões “Água que nasce”, “Água que faz”, “Águas que banham” e “Águas que caem” no texto “Planeta água”, de Guilherme Arantes. Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir colocando F para as falsas e V para as verdadeiras.
I- ( ) Essas expressões constituem uma recorrência de estruturas (ou paralelismo sintático), pois têm a mesma ordem sintática.
II- ( ) Essas expressões atuam como elementos de recorrência pois são responsáveis em fazer o texto progredir, uma vez que retomam o conceito água e explicitam suas diferentes atuações, acrescentando aspectos que somam a sua importância.
III- ( ) Essas expressões se constituem como elementos de redundância, uma vez que contribuem para repetir a mesma informação no texto.
IV- ( ) A progressão textual, nesse texto, em grande parte, é possibilitada pelo uso dessas expressões, uma vez que elas apresentam novas informações no texto, em relação aos papéis desempenhados pela(s) água(s) no mundo.
A sequência correta está contida na alternativa:
F, V, V, V
F, F, F, F
V, V, F, V
V, V, V, V
V, V, V, F
Os índices de polifonia são as vozes que se encontram no texto além da do autor ou do narrador. Existem várias formas linguísticas que funcionam como índice de polifonia como alguns operadores argumentativos (como ao contrário e pelo contrário); marcadores de pressuposição como continua; o futuro do pretérito como metáfora temporal; o uso de aspas; o discurso indireto livre e a ironia.
Com base nesse estudo, analise, atentamente, o fragmento, a seguir, extraído do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O soldado magrinho, enfezadinho, tremia. E Fabiano tinha vontade de levantar o facão de novo. Tinha vontade, mas os músculos afrouxavam. Realmente não quisera matar um cristão: procedera como quando, a montar bravo, evitava galhos e espinhos. Ignorava os movimentos que fazia na sela. Alguma coisa o empurrava para a direita ou para a esquerda. Era essa coisa que ia partindo a cabeça do amarelo. Se ele tivesse demorado um minuto, Fabiano seria um cabra valente não demorara. A certeza do perigo surgira – e ele estava indeciso, de olho arregalado, respirando com dificuldade, um espanto verdadeiro no rosto barbudo coberto de suor, o cabo do facão mal seguro entre os dois dedos úmidos.
Tinha medo e repetia que estava em perigo, mas isso lhe pareceu tão absurdo que se pôs a rir. Medo daquilo? Nunca vira uma pessoa tremer assim. Cachorro. Ele não era dunga na cidade? Não pisava os pés dos matutos, na feira? Não bota a gente na cadeia? Sem vergonha, mofino. (RAMOS, 1971, p.144-45).
(Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 1971).
Pode-se afirmar que no trecho sublinhado há os seguintes índices de polifonia:
Uso de aspas e citação direta.
Ironia e citação direta.
Discurso indireto livre e ironia.
Verbo no futuro do pretérito e citação direta.
Marcador de pressuposição “continua” e discurso indireto livre.
Considerando os estudos acerca do mundo narrado e do mundo comentado, leia o texto a seguir:
Os 30 graus de temperatura, multiplicados por uma umidade de 80%, não impediram que uma multidão assistisse à primeira missa do Papa Francisco no Equador, onde chegou na tarde de domingo e foi recebido pelo presidente Rafael Correa. “A família é o hospital mais próximo”, disse Bergoglio, “a primeira escola das crianças, o grupo de referência imprescindível para os jovens, o melhor asilo para os idosos”.
Então, o Papa alertou, em um trecho muito significativo no Equador, que “a família constitui a grande riqueza social que outras instituições não podem substituir”. Ninguém deixa de perceber que a visita do Papa, transformado em referência mundial, não só no aspecto religioso, reúne também um grande conteúdo político. Tanto o presidente da República do Equador como uma massa social cada vez mais inquieta por suas reformas esperam que [o Papa] Bergoglio defenda os seus interesses.
EL PAÍS. Papa Francisco defende justiça social diante de grande multidão no Equador. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2015.
Agora, analise as seguintes afirmativas:
I) No texto, é possível perceber que o autor narra como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa, inclusive mostrando as falas do Papa na ocasião (mundo narrado). Em seguida, o autor comenta sobre essa visita do Papa a esse país (mundo comentado).
II) Não há que se falar em diferença da relação de tensão e compromisso estabelecida pelo locutor no mundo narrado e no mundo comentado, uma vez que o único objetivo do autor é narrar os fatos, mostrando como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa.
III) No mundo narrado, a atitude do locutor é menos tensa, pois ele simplesmente relata os fatos sem ter que se comprometer em relação com o que é dito. Nesse relato, o autor apenas narra como foi a visita do Papa ao Equador, ou seja, não expõe sua opinião.
IV) No mundo comentado, o autor compromete-se mostrando o que pensa sobre a situação: a visita além de ser de conteúdo religioso, é de conteúdo político, pois o presidente do Equador e seus apoiadores esperam que o Papa os defenda. Assim, o comentário é mais tenso, pois o autor assume uma posição em relação ao que foi narrado.
São corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I e II, apenas
I e IV, apenas
I, II, III, IV
I, II e IV
I, III e IV
Leia o texto a seguir:
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas e é constituída por vários elementos. Os divisores de água são cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia. Os fundos de vale são áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações. As sub-bacias caracterizam-se por serem bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal. As nascentes são o local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água. As áreas de descarga são lugares onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão. A recarga é o local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e, finalmente, os perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos são características da água subterrânea no espaço litológico.
(Fonte: Adaptado de InfoEscola, Bacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2015.)
Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, p.86).
Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “bacia hidrográfica”, “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos” no texto apresentado e avalie as afirmativas a seguir.
Assinale a única afirmativa CORRETA:
Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.
As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.
As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.
A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.
Analise o trecho a seguir:
O corpo humano é nosso maior patrimônio. A cabeça é constituída pelo crânio e pela face; contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. O tronco caracteriza-se como sendo a parte mais volumosa do corpo. Os membros dividem-se em superiores - ombros, braços, antebraços e mãos; e inferiores - quadril, coxas, pernas e pés.
A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Classe e escala argumentativas nulas.
Classe e escala argumentativas.
Escala argumentativa.
Ausência de sentidos argumentativos.
Classe argumentativa.
Leia o texto a seguir:
Planeta água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas [...]
Fonte: LETRAS.MUS. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2015.
Você estudou que a sequenciação parafrástica é realizada com elementos de recorrência responsáveis por fazer o texto progredir. Considerando esse estudo, analise o emprego das expressões “Água que nasce”, “Água que faz”, “Águas que banham” e “Águas que caem” no texto “Planeta água”, de Guilherme Arantes. Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir colocando F para as falsas e V para as verdadeiras.
I- ( ) Essas expressões constituem uma recorrência de estruturas (ou paralelismo sintático), pois têm a mesma ordem sintática.
II- ( ) Essas expressões atuam como elementos de recorrência pois são responsáveis em fazer o texto progredir, uma vez que retomam o conceito água e explicitam suas diferentes atuações, acrescentando aspectos que somam a sua importância.
III- ( ) Essas expressões se constituem como elementos de redundância, uma vez que contribuem para repetir a mesma informação no texto.
IV- ( ) A progressão textual, nesse texto, em grande parte, é possibilitada pelo uso dessas expressões, uma vez que elas apresentam novas informações no texto, em relação aos papéis desempenhados pela(s) água(s) no mundo.
A sequência correta está contida na alternativa:
F, V, V, V
F, F, F, F
V, V, F, V
V, V, V, V
V, V, V, F
Os índices de polifonia são as vozes que se encontram no texto além da do autor ou do narrador. Existem várias formas linguísticas que funcionam como índice de polifonia como alguns operadores argumentativos (como ao contrário e pelo contrário); marcadores de pressuposição como continua; o futuro do pretérito como metáfora temporal; o uso de aspas; o discurso indireto livre e a ironia.
Com base nesse estudo, analise, atentamente, o fragmento, a seguir, extraído do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O soldado magrinho, enfezadinho, tremia. E Fabiano tinha vontade de levantar o facão de novo. Tinha vontade, mas os músculos afrouxavam. Realmente não quisera matar um cristão: procedera como quando, a montar bravo, evitava galhos e espinhos. Ignorava os movimentos que fazia na sela. Alguma coisa o empurrava para a direita ou para a esquerda. Era essa coisa que ia partindo a cabeça do amarelo. Se ele tivesse demorado um minuto, Fabiano seria um cabra valente não demorara. A certeza do perigo surgira – e ele estava indeciso, de olho arregalado, respirando com dificuldade, um espanto verdadeiro no rosto barbudo coberto de suor, o cabo do facão mal seguro entre os dois dedos úmidos.
Tinha medo e repetia que estava em perigo, mas isso lhe pareceu tão absurdo que se pôs a rir. Medo daquilo? Nunca vira uma pessoa tremer assim. Cachorro. Ele não era dunga na cidade? Não pisava os pés dos matutos, na feira? Não bota a gente na cadeia? Sem vergonha, mofino. (RAMOS, 1971, p.144-45).
(Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 1971).
Pode-se afirmar que no trecho sublinhado há os seguintes índices de polifonia:
Uso de aspas e citação direta.
Ironia e citação direta.
Discurso indireto livre e ironia.
Verbo no futuro do pretérito e citação direta.
Marcador de pressuposição “continua” e discurso indireto livre.
Considerando os estudos acerca do mundo narrado e do mundo comentado, leia o texto a seguir:
Os 30 graus de temperatura, multiplicados por uma umidade de 80%, não impediram que uma multidão assistisse à primeira missa do Papa Francisco no Equador, onde chegou na tarde de domingo e foi recebido pelo presidente Rafael Correa. “A família é o hospital mais próximo”, disse Bergoglio, “a primeira escola das crianças, o grupo de referência imprescindível para os jovens, o melhor asilo para os idosos”.
Então, o Papa alertou, em um trecho muito significativo no Equador, que “a família constitui a grande riqueza social que outras instituições não podem substituir”. Ninguém deixa de perceber que a visita do Papa, transformado em referência mundial, não só no aspecto religioso, reúne também um grande conteúdo político. Tanto o presidente da República do Equador como uma massa social cada vez mais inquieta por suas reformas esperam que [o Papa] Bergoglio defenda os seus interesses.
EL PAÍS. Papa Francisco defende justiça social diante de grande multidão no Equador. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2015.
Agora, analise as seguintes afirmativas:
I) No texto, é possível perceber que o autor narra como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa, inclusive mostrando as falas do Papa na ocasião (mundo narrado). Em seguida, o autor comenta sobre essa visita do Papa a esse país (mundo comentado).
II) Não há que se falar em diferença da relação de tensão e compromisso estabelecida pelo locutor no mundo narrado e no mundo comentado, uma vez que o único objetivo do autor é narrar os fatos, mostrando como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa.
III) No mundo narrado, a atitude do locutor é menos tensa, pois ele simplesmente relata os fatos sem ter que se comprometer em relação com o que é dito. Nesse relato, o autor apenas narra como foi a visita do Papa ao Equador, ou seja, não expõe sua opinião.
IV) No mundo comentado, o autor compromete-se mostrando o que pensa sobre a situação: a visita além de ser de conteúdo religioso, é de conteúdo político, pois o presidente do Equador e seus apoiadores esperam que o Papa os defenda. Assim, o comentário é mais tenso, pois o autor assume uma posição em relação ao que foi narrado.
São corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I e II, apenas
I e IV, apenas
I, II, III, IV
I, II e IV
I, III e IV
Leia o texto a seguir:
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas e é constituída por vários elementos. Os divisores de água são cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia. Os fundos de vale são áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações. As sub-bacias caracterizam-se por serem bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal. As nascentes são o local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água. As áreas de descarga são lugares onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão. A recarga é o local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e, finalmente, os perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos são características da água subterrânea no espaço litológico.
(Fonte: Adaptado de InfoEscola, Bacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2015.)
Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, p.86).
Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “bacia hidrográfica”, “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos” no texto apresentado e avalie as afirmativas a seguir.
Assinale a única afirmativa CORRETA:
Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.
As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.
As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.
A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.
Analise o trecho a seguir:
O corpo humano é nosso maior patrimônio. A cabeça é constituída pelo crânio e pela face; contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. O tronco caracteriza-se como sendo a parte mais volumosa do corpo. Os membros dividem-se em superiores - ombros, braços, antebraços e mãos; e inferiores - quadril, coxas, pernas e pés.
A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas [...]
F, V, V, V
F, F, F, F
V, V, F, V
V, V, V, V
V, V, V, F
Os índices de polifonia são as vozes que se encontram no texto além da do autor ou do narrador. Existem várias formas linguísticas que funcionam como índice de polifonia como alguns operadores argumentativos (como ao contrário e pelo contrário); marcadores de pressuposição como continua; o futuro do pretérito como metáfora temporal; o uso de aspas; o discurso indireto livre e a ironia.
Com base nesse estudo, analise, atentamente, o fragmento, a seguir, extraído do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O soldado magrinho, enfezadinho, tremia. E Fabiano tinha vontade de levantar o facão de novo. Tinha vontade, mas os músculos afrouxavam. Realmente não quisera matar um cristão: procedera como quando, a montar bravo, evitava galhos e espinhos. Ignorava os movimentos que fazia na sela. Alguma coisa o empurrava para a direita ou para a esquerda. Era essa coisa que ia partindo a cabeça do amarelo. Se ele tivesse demorado um minuto, Fabiano seria um cabra valente não demorara. A certeza do perigo surgira – e ele estava indeciso, de olho arregalado, respirando com dificuldade, um espanto verdadeiro no rosto barbudo coberto de suor, o cabo do facão mal seguro entre os dois dedos úmidos.
Tinha medo e repetia que estava em perigo, mas isso lhe pareceu tão absurdo que se pôs a rir. Medo daquilo? Nunca vira uma pessoa tremer assim. Cachorro. Ele não era dunga na cidade? Não pisava os pés dos matutos, na feira? Não bota a gente na cadeia? Sem vergonha, mofino. (RAMOS, 1971, p.144-45).
(Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 1971).
Pode-se afirmar que no trecho sublinhado há os seguintes índices de polifonia:
Uso de aspas e citação direta.
Ironia e citação direta.
Discurso indireto livre e ironia.
Verbo no futuro do pretérito e citação direta.
Marcador de pressuposição “continua” e discurso indireto livre.
Considerando os estudos acerca do mundo narrado e do mundo comentado, leia o texto a seguir:
Os 30 graus de temperatura, multiplicados por uma umidade de 80%, não impediram que uma multidão assistisse à primeira missa do Papa Francisco no Equador, onde chegou na tarde de domingo e foi recebido pelo presidente Rafael Correa. “A família é o hospital mais próximo”, disse Bergoglio, “a primeira escola das crianças, o grupo de referência imprescindível para os jovens, o melhor asilo para os idosos”.
Então, o Papa alertou, em um trecho muito significativo no Equador, que “a família constitui a grande riqueza social que outras instituições não podem substituir”. Ninguém deixa de perceber que a visita do Papa, transformado em referência mundial, não só no aspecto religioso, reúne também um grande conteúdo político. Tanto o presidente da República do Equador como uma massa social cada vez mais inquieta por suas reformas esperam que [o Papa] Bergoglio defenda os seus interesses.
EL PAÍS. Papa Francisco defende justiça social diante de grande multidão no Equador. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2015.
Agora, analise as seguintes afirmativas:
I) No texto, é possível perceber que o autor narra como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa, inclusive mostrando as falas do Papa na ocasião (mundo narrado). Em seguida, o autor comenta sobre essa visita do Papa a esse país (mundo comentado).
II) Não há que se falar em diferença da relação de tensão e compromisso estabelecida pelo locutor no mundo narrado e no mundo comentado, uma vez que o único objetivo do autor é narrar os fatos, mostrando como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa.
III) No mundo narrado, a atitude do locutor é menos tensa, pois ele simplesmente relata os fatos sem ter que se comprometer em relação com o que é dito. Nesse relato, o autor apenas narra como foi a visita do Papa ao Equador, ou seja, não expõe sua opinião.
IV) No mundo comentado, o autor compromete-se mostrando o que pensa sobre a situação: a visita além de ser de conteúdo religioso, é de conteúdo político, pois o presidente do Equador e seus apoiadores esperam que o Papa os defenda. Assim, o comentário é mais tenso, pois o autor assume uma posição em relação ao que foi narrado.
São corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I e II, apenas
I e IV, apenas
I, II, III, IV
I, II e IV
I, III e IV
Leia o texto a seguir:
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas e é constituída por vários elementos. Os divisores de água são cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia. Os fundos de vale são áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações. As sub-bacias caracterizam-se por serem bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal. As nascentes são o local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água. As áreas de descarga são lugares onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão. A recarga é o local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e, finalmente, os perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos são características da água subterrânea no espaço litológico.
(Fonte: Adaptado de InfoEscola, Bacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2015.)
Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, p.86).
Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “bacia hidrográfica”, “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos” no texto apresentado e avalie as afirmativas a seguir.
Assinale a única afirmativa CORRETA:
Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.
As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.
As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.
A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.
Analise o trecho a seguir:
O corpo humano é nosso maior patrimônio. A cabeça é constituída pelo crânio e pela face; contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. O tronco caracteriza-se como sendo a parte mais volumosa do corpo. Os membros dividem-se em superiores - ombros, braços, antebraços e mãos; e inferiores - quadril, coxas, pernas e pés.
A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Uso de aspas e citação direta.
Ironia e citação direta.
Discurso indireto livre e ironia.
Verbo no futuro do pretérito e citação direta.
Marcador de pressuposição “continua” e discurso indireto livre.
Considerando os estudos acerca do mundo narrado e do mundo comentado, leia o texto a seguir:
Os 30 graus de temperatura, multiplicados por uma umidade de 80%, não impediram que uma multidão assistisse à primeira missa do Papa Francisco no Equador, onde chegou na tarde de domingo e foi recebido pelo presidente Rafael Correa. “A família é o hospital mais próximo”, disse Bergoglio, “a primeira escola das crianças, o grupo de referência imprescindível para os jovens, o melhor asilo para os idosos”.
Então, o Papa alertou, em um trecho muito significativo no Equador, que “a família constitui a grande riqueza social que outras instituições não podem substituir”. Ninguém deixa de perceber que a visita do Papa, transformado em referência mundial, não só no aspecto religioso, reúne também um grande conteúdo político. Tanto o presidente da República do Equador como uma massa social cada vez mais inquieta por suas reformas esperam que [o Papa] Bergoglio defenda os seus interesses.
EL PAÍS. Papa Francisco defende justiça social diante de grande multidão no Equador. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2015.
Agora, analise as seguintes afirmativas:
I) No texto, é possível perceber que o autor narra como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa, inclusive mostrando as falas do Papa na ocasião (mundo narrado). Em seguida, o autor comenta sobre essa visita do Papa a esse país (mundo comentado).
II) Não há que se falar em diferença da relação de tensão e compromisso estabelecida pelo locutor no mundo narrado e no mundo comentado, uma vez que o único objetivo do autor é narrar os fatos, mostrando como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa.
III) No mundo narrado, a atitude do locutor é menos tensa, pois ele simplesmente relata os fatos sem ter que se comprometer em relação com o que é dito. Nesse relato, o autor apenas narra como foi a visita do Papa ao Equador, ou seja, não expõe sua opinião.
IV) No mundo comentado, o autor compromete-se mostrando o que pensa sobre a situação: a visita além de ser de conteúdo religioso, é de conteúdo político, pois o presidente do Equador e seus apoiadores esperam que o Papa os defenda. Assim, o comentário é mais tenso, pois o autor assume uma posição em relação ao que foi narrado.
São corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I e II, apenas
I e IV, apenas
I, II, III, IV
I, II e IV
I, III e IV
Leia o texto a seguir:
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas e é constituída por vários elementos. Os divisores de água são cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia. Os fundos de vale são áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações. As sub-bacias caracterizam-se por serem bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal. As nascentes são o local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água. As áreas de descarga são lugares onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão. A recarga é o local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e, finalmente, os perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos são características da água subterrânea no espaço litológico.
(Fonte: Adaptado de InfoEscola, Bacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2015.)
Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, p.86).
Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “bacia hidrográfica”, “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos” no texto apresentado e avalie as afirmativas a seguir.
Assinale a única afirmativa CORRETA:
Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.
As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.
As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.
A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.
Analise o trecho a seguir:
O corpo humano é nosso maior patrimônio. A cabeça é constituída pelo crânio e pela face; contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. O tronco caracteriza-se como sendo a parte mais volumosa do corpo. Os membros dividem-se em superiores - ombros, braços, antebraços e mãos; e inferiores - quadril, coxas, pernas e pés.
A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
I e II, apenas
I e IV, apenas
I, II, III, IV
I, II e IV
I, III e IV
Leia o texto a seguir:
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas e é constituída por vários elementos. Os divisores de água são cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia. Os fundos de vale são áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações. As sub-bacias caracterizam-se por serem bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal. As nascentes são o local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água. As áreas de descarga são lugares onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão. A recarga é o local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e, finalmente, os perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos são características da água subterrânea no espaço litológico.
(Fonte: Adaptado de InfoEscola, Bacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2015.)
Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, p.86).
Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “bacia hidrográfica”, “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos” no texto apresentado e avalie as afirmativas a seguir.
Assinale a única afirmativa CORRETA:
Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.
As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.
As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.
A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.
Analise o trecho a seguir:
O corpo humano é nosso maior patrimônio. A cabeça é constituída pelo crânio e pela face; contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. O tronco caracteriza-se como sendo a parte mais volumosa do corpo. Os membros dividem-se em superiores - ombros, braços, antebraços e mãos; e inferiores - quadril, coxas, pernas e pés.
A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.
As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.
As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.
A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.
Analise o trecho a seguir:
O corpo humano é nosso maior patrimônio. A cabeça é constituída pelo crânio e pela face; contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. O tronco caracteriza-se como sendo a parte mais volumosa do corpo. Os membros dividem-se em superiores - ombros, braços, antebraços e mãos; e inferiores - quadril, coxas, pernas e pés.
A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).
Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).
Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).
Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).
Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).
No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:
No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.
Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.
I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.
II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: “(...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.
III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.
IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.
V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de lá são muito lindas.”.
As afirmativas corretas estão contidas apenas em:
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
I e III
I, II e III
I, II e V
I, II, IV e V
I, II, III, IV e V
Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Koch e Elias (2007, p. 123) definem a referenciação e a progressão referencial da seguinte maneira:
Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.
Tomando esses conceitos como base, observe os trechos a seguir:
Trecho 1
O Ibama anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-beijo-paulista. O Stymphalornissp.nov (a terminação indica que o animal não recebeu a denominação definitiva da espécie) foi encontrado pelo professor Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP, em áreas de brejo nos municípios de Paraitinga e Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, em fevereiro. O pássaro tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento, capacidade pequena de voo e penugem escura.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124)
Trecho 2
O dia começa às cinco para a turma que serve o café da manhã – carregam os pães e grandes vasilhames com café em carrinhos de ferro. Pelo guichê das celas trancadas surgem canecas e bules amassados, à medida que o grupo passa. Os inimigos da aurora deixam a vasilha de café no guichê da porta e penduram um saco plástico para receber o pãozinho com manteiga e evitar o suplício de sair da cama.
(KOCH e ELIAS, 2007, p. 124-125)
Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da referenciação, analise as afirmações a seguir.
I) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o referente principal é uma nova ave, que é retomado por o bicudinho-do-beijo-paulista, o Stymphalornissp.nov, o animal e o pássaro. Temos, nesse caso, um exemplo de progressão referencial.
II) Em relação ao trecho 2, a expressão inimigos da aurora só faz sentido no interior desse texto, ou seja, refere-se aos detentos que não gostam de levantar cedo. Seria muito difícil detectar o referente da expressão fora do contexto: ele é construído textualmente.
III) Em relação aos dois trechos, podemos afirmar que ambos possuem dêiticos, pois mostram ou apontam para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.
Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais
Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.